Wendell Lira
Noticias

Wendell Lira: dos campos até o videogame. Conheça a história do vencedor do prêmio Puskas de 2015.

Conheça a história do ex-jogador de futebol Wendell Lira, ganhador do Puskas de 2015, e sua entrada no mundo dos games.

Wendell Lira – História

Wendell Silva Lira, nascido no dia 7 de janeiro de 1989, é um goianiense de 28 anos que começou sua carreira profissional em 2006, no Goiás. No mesmo ano, Wendell jogou pela Seleção Brasileira sub-20 e ganhou destaque pelo seu ótimo desempenho no Goiás, ao se tornar artilheiro do Campeonato Brasileiro sub-20 com sete gols.

Sua boa performance no campo chamou a atenção do clube italiano AC Milan, o qual fez uma proposta de, aparentemente, R$ 6 milhões ao Goiás pelo jogador, recusada pelo clube brasileiro.

Duas semanas após a proposta italiana, a carreira futebolística de Wendell começou a desmoronar. O jogador teve uma rotura de ligamentos, aliada a um problema na cartilagem. Após sua recuperação, Wendell foi contratado pelo Fortaleza da série C, mas logo se ausentou devido a outra lesão no joelho.

Prêmio Puskas de 2015

A carreira do jogador goianiense voltou a ascender em 2015, quando um de seus gols foi eleito o mais bonito do ano. O gol ocorreu na passagem de Wendell pelo Goianésia, no jogo contra o Atlético Goianiense. A partida acabou 2×1 e o gol foi após uma bicicleta rotatória de Wendell.

Por causa da jogada contra o Atlético Goianiense no Serra Dourada, Wendell Lira se tornou o segundo jogador brasileiro a ganhar o prêmio Puskas: o primeiro foi o Neymar, em 2011. Lira recebeu 46,7% dos votos dos mais de 1,6 milhão, seguido de Lionel Messi (33,3%) e do italiano Alexandre Florenzi (7,1%).

>>Leia também: Quer saber quanto ganha um jogador de LOL profissional? Descubra!!

Saída dos campos e entrada nos e-Sports

Sem esperanças na sua carreira de jogador, Wendell apostou na carreira de youtuber, onde grava vídeos jogando FIFA, um simulador de partidas de futebol da Electronic Arts (EA), entre outros jogos eletrônicos.

Wendell sempre gostou desse mundo dos games e associou sua paixão as desilusões que sofreu no futebol. “Na verdade, sempre olhei para o game como algo principal. Apareceu o futebol, sempre fui apaixonado por futebol, mas antes já vinha o videogame, sempre fui apaixonado. Sempre na concentração de time, levei o videogame comigo”, disse Wendell em uma entrevista feita pelo Globo Esporte.

Sucesso na nova carreira

No YouTube, Wendell possui um canal chamado WLPSKS – Wendell Lira (sigla para “Wendell Lira Puskas”). O goianiense tem tido bons resultados nos gramados virtuais: participou do FIFA 17 Ultimate Team Championship Series e FIWC (FIFA Interative World Cup), uma espécie de Copa do Mundo que reúne os melhores da temporada em FIFA 17 e os primeiros colocados do Ultimate Team Championship Series.

Com mais de 400 mil inscritos no seu canal, Wendell relata em uma entrevista para a UOL Esporte, que recebe mais na sua carreira nos videogames do que na sua carreira de futebol. “O salário que eu recebo hoje é maior que o que tive na carreira como jogador de futebol. Mudou totalmente, hoje posso dar uma condição de vida melhor para a minha família, para a minha filha. Hoje não faltam as coisas para ela”, relatou o jogador.
Wendell Lira: dos campos até o videogame. Conheça a história do vencedor do prêmio Puskas de 2015.
To Top